domingo, 24 de abril de 2016

Minha Participação no II Nacional de Jovens e Adultos com Diabetes.

Esterei no mês de maio entre os dias 4,5 e 6 na Cidade de São Paulo participando pela segunda vez do encontro que irá reunir 30 entidades de ativistas que lutam em favor dos diabéticos em nosso Brasil. O encontro busca a garantia de efetivas políticas públicas para assistência das pessoas com que convive com o diabetes. Vamos juntos nos fortalecer e colocar em prática a nossa luta que não é apenas minha e sim nossa!



terça-feira, 19 de abril de 2016

CONVITE PARA A AUDIÊNCIA PÚBLICA A REALIDADE DO TRATAMENTO DO DIABETES NO BRASIL E SUA JUDICIALIZAÇÃO

CONVITE PARA A AUDIÊNCIA PÚBLICA A REALIDADE DO TRATAMENTO DO DIABETES NO BRASIL E SUA JUDICIALIZAÇÃO


A ADJ Diabetes Brasil promove no dia 5 de maio, às 10h, a audiência pública: A realidade do tratamento do diabetes no Brasil e sua judicialização, que será realizada no auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa. Nele, estarão presentes deputados, representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, como também do Ministério da Saúde.

Entre os temas que serão abordados no encontro, estão: Cenário da situação do diabetes no país, A falta de medicamentos e de insumos no panorama nacional, A diferença entre as ações administrativas e judiciais para dispensação dos medicamentos e insumos, entre outros.

No final da audiência, será gerado um documento com o comprometimento dos atores envolvidos no debate a levar as temáticas nas esferas de suas atuações. 30 associações de pacientes com diabetes confirmaram a presença.

Esta iniciativa faz parte do II Programa Nacional de Jovens eAdultos com Diabetes, dando continuidade à articulação da rede de lideranças em diabetes, capacitando os participantes e outros representantes de associações, que se unirão à proposta.

O projeto tem como objetivos: articular a rede para realização de iniciativas, que promovam a melhoria do tratamento do diabetes no Brasil, incentivar a troca de experiências e iniciativas nos municípios e estados, mobilizá-los para realização de campanhas, tornar os participantes polos difusores de informações, principalmente nas redes sociais, orientá-los a chamar a atenção do poder público e promover campanhas de advocacy dentro das associações que representam e estimular a divulgação das ações na mídia.  

Dessa forma, com a união de lideranças de associações do país, o tema diabetes ganhará mais visibilidade no panorama nacional, como também boas práticas serão implantadas para melhorar a universalidade, a equidade e a integralidade do tratamento da pessoa com diabetes no Brasil.


Venha participar desta importante iniciativa. Todos são convidados! Vamos contribuir com esta causa?

http://www.convivenciacomdiabetes.com.br/2016/04/convite-para-audiencia-publica.html#more

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Dia Mundial da Saúde terá como Tema Diabetes em 2016 (07 de Abril)

              Preocupados com o cenário do diabetes no mundo a OMS (organização mundial da saúde), neste dia 07 de Abril dedicou-se a temática do diabetes. Vale salientar que está é uma preocupação que vem afetando os diversos segmentos sociais e as entidades do terceiro setor. Buscando informações para serem divulgadas em nossa página estive visitando o site calenderr.com e encontrei uma matéria interessante que fala sobre a necessidade deste olhar diferenciado pelos poderes públicos em seus investimentos e na busca de auxiliar na educação das pessoas que ainda não tiveram um diagnostico do diabetes e aqueles que já se encontra nas estatísticas Brasileiras e Mundial.

Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente em 7 de abril.
O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.
Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde – OMS.
Em 2016, o tema do Dia Mundial da Saúde será a diabetes. Nesta ocasião, será apresentado o primeiro relatório internacional feito sobre esta doença.
Todos os assuntos debatidos durante o Dia Mundial da Saúde são prolongados ao longo de todo o ano, através de atividades e palestras instrutivas e educacionais, por exemplo.
No Brasil, o debate de melhores condições de saúde também é pauta de outras datas especiais, como o Dia Nacional da Saúde (5 de agosto) e o Dia da Saúde e Nutrição(31 de março).

Origem do Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.
Oficialmente, o Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril desde 1950.
De acordo com o conceito definido pela OMS “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
fonte: http://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-saude/

Presidente da Associação de Diabéticos de Cajazeiras Participara de importante evento em SP

O jovem Ronaldo Rodrigues Presidente do Grupo de Amigos Diabéticos em Ação ( GADA Cajazeiras) e atual coordenador da Divisão de Hipertensão e Diabetes do Municipio de Cajazeiras (Secretaria Municipal de Saúde), estará entre os dias 04 e 06 de Maio na Cidade de São Paulo participando do II Encontro Nacional de Jovens e Adultos com Diabetes, evento promovido pela Associação de Diabetes Juvenil de São Paulo (ADJ).
O evento integra 30 ativistas de políticas públicas para pessoas que convive com diabetes e desde o ano de 2015 o gada integra a rede. Dentre os selecionados apenas duas instituições paraibanas integra a rede sendo uma representação de Cajazeiras e outra da Cidade de Campina Grande. O gada é considerado uma das instituições com destaque na pratica de advocacy sendo que consta em tramitação no Senado Federal um projeto de lei da autoria da instituição que poderá torna-se projeto a nível nacional.
O evento abordara práticas de defesa dos direitos de diabéticos e fortalecimento da rede em busca de melhores condições de assistência para as pessoas que convive com este problema crônico.

ASCOM do Evento
 

sábado, 2 de abril de 2016

Falta de insumos para os diabéticos é problema nosso!

Atualmente estamos vivenciando uma crise no SUS do nosso Brasil e podemos considerar que ele está com o pé na cova. As entidades representativas de pessoas que convive com o diabetes busca se unir e fazer com que a União, Estados e Municipios cumpram com a sua obrigação de respeitar os direitos dos diabéticos.
Estive buscando informações nas redes sociais e encontrei no blog da Jornalista Vanessa Pirollo outro texto da mesma que retrata um pouco do caos na saúde do Estado de São Paulo.
Espero que todos possam ler e opinar sobre esse dilema que estamos enfrentando com a falta de nossas insulinas, fitas e todo o nosso material para uma qualidade de vida digna.
Confira a Baixo o texto e fique atento!


CAOS DA SAÚDE! VAMOS FAZER VALER NOSSOS DIREITOS AOS INSUMOS E MEDICAMENTOS?


Como todos nós sabíamos que haveria falta de insumos e medicamentos com o corte de investimento do governo na pasta da saúde, as reclamações nas mídias sociais e nos veículos de imprensa ficaram mais intensas nos últimos dias.

Desde dezembro, não encontro a insulina Levemir na Unidade Dispensadora da Rua Tenente Pena, localizada no Bom Retiro, em São Paulo. Além disso, em fevereiro, fui novamente retirar meus medicamentos e insumos, e para minha surpresa me deram um novo glicosímetro. Pensei comigo mesma, acho que fizeram licitação e trocaram o medidor Injex reprovado pela Unicamp e pelo HC, por um medidor que não dá variação de glicemia, quando comparado às melhores marcas do mercado. Mas como estive este mês lá para pegar novamente meus insumos e medicamentos, fiquei de boca aberta, quando informaram que faltam as fitas. E como se não bastasse isso, fiquei sabendo ontem que as fitas Injex venceram a licitação novamente. Como o Governo do Estado de São Paulo investe em um glicosímetro, para que as pessoas o usem somente durante um mês? 

Fiquei indignada! Por isso, meus amigos já me disseram agora é com você. Sensibilize os jornalistas dos veículos de comunicação e eles farão a pressão necessária para ter uma resposta oficial de cada uma das reclamações, já que a ouvidoria daqui não dá uma resposta, quando as pessoas ligam para reclamarem.

Pensando nisso, comecei a agir e a primeira reportagem saiu nesta quinta-feira com os comunicados das Secretarias de Saúde tanto do Município como do Estado de São Paulo. 


Para saber mais detalhes sobre as pessoas que reclamam, minha amiga e blogueira Luana Alves divulgou o último relatório do Mapa do Descaso, que consiste em reunir e mapear os problemas que as pessoas com diabetes têm no país. Acessem para ler mais detalhes: 

A advogada e diretora da ADJ Diabetes Brasil, Ione Taiar Fucs, respondeu uma breve entrevista sobre o que as pessoas devem fazer quando não encontram os insumos e medicamentos:

Quando a pessoa vai ao posto de saúde e não tem acesso às insulinas e fitas, que iniciativa deve tomar?

R.: Sugerimos que vá acompanhada de uma testemunha, pergunte o nome da pessoa que o atender  e se o funcionário informar que não tem as insulinas e insumos, solicitar que lhe seja fornecido por escrito uma declaração.  Se não quiser dar, poderá chamar a policia e lavrar um B.O., ou poderá redigir de próprio punho uma declaração informando o que aconteceu e assinar junto com a testemunha. Em seguida, poderá fazer uma queixa na Ouvidoria da Prefeitura e do SUS; ir à Defensoria Pública e/ou ao Ministério Público.

Se a ouvidoria não der um retorno, que atitude a pessoa deve tomar, se tiver uma ação administrativa ou judicial?

R.: Se a Ouvidoria não der retorno ou se o retorno for negativo, no caso de fornecimento  administrativo, pode ir à Defensoria Pública e/ou Ministério Público. Se for processo judicial, deve-se conversar com o advogado para que ele requeira no processo as medidas cabíveis para o cumprimento da ordem judicial.

Se mesmo assim, e pessoa não conseguir uma resposta, o que a associação sugere que ela faça?

R.: É muito importante que as pessoas apresentem por escrito  suas queixas às associações de pacientes, com nome e RG,  porque somente desta forma a entidade poderá fazer uma representação para o Ministério Público; para o Conselho Municipal e Estadual de Saúde e também levar as queixas à mídia, tudo com embasamento.

Fonte:http://www.convivenciacomdiabetes.com.br/2016/03/Falta-de-Insumos-e-Medicamentos-de-Diabeticos.html