quinta-feira, 9 de novembro de 2023

12.º edição do Dia Mundial do Diabetes será celebrado em Cajazeiras com ações voltadas a população. Confira!

A cidade de Cajazeiras está comemorando o Dia Mundial do Diabetes com ações e serviços para ajudar as pessoas com diabetes. O Grupo de Amigos Diabéticos em Ação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, apoio institucional do Centro Universitário Santa Maria e patrocínio da empresa Novo Nordisk realizam no próximo dia 14 de novembro (terça-feira), uma manhã de atividades e serviços de saúde: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação nutricional, orientações e consultas médicas para a população, as atividades estão programadas para as 08:00 horas da manhã, em frente a policlínica municipal.



Durante o evento, a Defensoria Pública estará presente para ajudar as pessoas com atividades jurídicas e ajudar os menos favorecidos.

No período da noite, será realizado na sede do Legislativo uma sessão alusiva a causa, onde na oportunidade os profissionais da área médica: Andréia Karla, José Olivandro e João Ricardo serão homenageados com a entrega da comenda amigo da causa azul. 



Em contato com o jovem ativista e Presidente da ONG, Ronaldo Rodrigues, que disse: “Essa ação visa chama a atenção da população, buscando sua conscientização sobre os altos índices de diagnóstico de diabetes no mundo. Nossa instituição tem esse papel social, garantir acesso e educação aos mais necessitados”.

 

ASCOM 







domingo, 15 de outubro de 2023

Diabetes em pessoas jovens: fique atento aos sintomas

 O diabetes é uma doença crônica conhecida pelo acúmulo de açúcar no sangue. 


Existem diferentes tipos de diabetes e algumas pessoas desenvolvem a doença ainda crianças
, mas a maioria passa a ter diabetes já na vida adulta, resultado de um estilo de vida mais sedentário e com excesso de açúcares e carboidratos na alimentação.


Conhecer os sintomas da diabetes pode ajudar muito no diagnóstico precoce da doença, o que facilita a busca por tratamento médico e pode impedir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares relacionadas.


Não importa a idade, a diabetes pode atingir crianças, jovens, adultos e idosos. Fique sempre atento!


Sintomas clássicos de diabetes


  • Sensação de sede exagerada;
  • Aumento da fome;
  • Vontade frequente para urinar;
  • Boca seca;
  • Cansaço fácil; e
  • Alterações da visão.


Além desses sintomas, o paciente pode sentir cansaço em excesso, perda de peso  repentina, feridas que demoram a cicatrizar e infecções frequentes


O diagnóstico de diabetes


Para confirmar o diagnóstico de diabetes, o médico irá solicitar uma série de exames de sangue para avaliar os níveis de glicose.


Um dos testes mais comuns é o de glicemia em jejum, que pode ser feito de forma rápida com aparelhos que retiram uma pequena gota de sangue do dedo do paciente. Os níveis de glicemia devem ser:


Normal: inferior a 99 mg/dL;
Pré-diabetes: entre 100 a 125 mg/dL; e
Diabetes: acima de 126 mg/dL.


O tratamento para diabetes


O tratamento será recomendado pelo médico de acordo com o tipo de diabetes diagnosticado.


O diabetes tipo 1 está relacionado ao sistema imune e ocorre quando o corpo não consegue produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente. Neste caso, muito provavelmente, o paciente irá precisar utilizar injeções de insulina para repor no organismo. 


O diabetes tipo 2 é causado principalmente por maus hábitos alimentares e, neste caso, o médico irá avaliar a necessidade da utilização de medicamentos ou se apenas a mudança alimentar é suficiente. Exercícios físicos regulares e uma alimentação regrada pode ajudar o paciente a voltar aos níveis ideais de glicemia no sangue.






Diabetes é grave e precisa de cuidados


Quando o paciente não cuida da diabetes, ela pode causar complicações graves, como: 


  • Doenças cardiovasculares;
  • Neuropatia;
  • Retinopatia;
  • Surdez;
  • Pé-diabético; e
  • Depressão.



Caso identifique os sintomas clássicos de diabetes no seu dia a dia, mesmo sendo jovem, procure um médico para avaliar os seus níveis de glicemia e saber se pode estar com diabetes. Não deixe sua saúde para depois!





quinta-feira, 27 de julho de 2023

Em parceria com a Prefeitura de Cajazeiras, grupo GADA realiza atividades educativas na área da saúde e educação do município.

 O grupo de amigos diabéticos em ação (Gada) em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação do município de Cajazeiras realizam a execução de dois importantes projetos que visam ações educativas como apoio a pessoas com diabetes, hipertensão e obesidade.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cajazeiras está sendo realizada a 4.º (edição) do Projeto de Fortalecimento da Rede de Educação em Diabetes, propiciando a educadores da rede municipal o conhecimento sobre as DCNT’s e como acolher os alunos com diagnóstico de diabetes, obesidade e hipertensão.
Junto a Secretaria de Saúde, está sendo executado ações voltadas aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), visando qualificação sobre o acolhimento das pessoas com DCNT’s na atenção primária, sendo a 2.ª (edição) do projeto. As ações são patrocinadas pelas empresas Novo Nordisk, Merck Brasil e 
Daiichi Sankyo contam com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação causando alto impacto no cenário da saúde e da educação na Terra do Padre Rolim.






Com Assessoria Equipe Gada Cajazeiras Associação de Diabetes.

domingo, 2 de julho de 2023

17ª CNS: Mais de quatro mil pessoas são aguardadas em Brasília para definir propostas e diretrizes que nortearão o SUS nos próximos anos

 Com o tema “Garantir Direitos, defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia!”, as etapas preparatórias da 17ª Conferência Nacional de Saúde mobilizaram dois  milhões de pessoas de Norte a Sul do País. 

Ao todo 4048 pessoas foram eleitas delegadas para deliberar sobre duas mil propostas e diretrizes, elaboradas em conferências municipais, estaduais e conferências livres. O resultado da etapa nacional deverá ser contemplado no próximo ciclo de planejamento da União,  servindo de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.

“Não é um evento, é o final de um processo que culmina na etapa nacional. Uma construção que envolveu mais de 2 milhões de pessoas no Brasil. Quem chega na conferência nacional são pessoas eleitas delegadas nos diversos espaços de possibilidades de opinarem e debaterem propostas. E não são só pessoas, elas vem representar propostas e diretrizes que foram aprovadas nas conferências”, destacou o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto. 

A expectativa do CNS é que a etapa nacional da 17ª Conferência Nacional de Saúde reúna seis mil pessoas entre os dias 2 a 5 de julho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF) . A cerimônia de abertura será no domingo (2/07), a partir das 19h, com a participação do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Haverá transmissão ao vivo nos dois primeiros dias de trabalhos.

A programação dos quatro dias inclui momento cultural, atividades autogestionadas, espaço para Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) e o espaço cultural, chamado Tenda Simone Leite e Wanderley Gomes, onde acontecerão apresentações culturais, como literatura em cordel, teatro, poesia, sarau, performance em formato de cortejo.

Ato Público defender  o SUS, a Vida e a Democracia

Dentro das atividades de mobilização será realizado no dia 4 de julho, a partir das 8h, um ato público no Museu da República em defesa do SUS, da Vida e da Democracia.

Último Release

Programação 17ª Sem presidente Editada

Serviço

17ª Conferência Nacional de Saúde

Data: 2 a 5 de julho

Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB)

Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 Conjunto 63, Lote 50 - Asa Sul, Brasília - DF

 

Credenciamento de Imprensa 

Para se credenciar é necessário preencher este formulário, indicando dados pessoais e dias que irá comparecer à Conferência.

Acesse artes e materiais do evento 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) elaborou uma série de materiais de comunicação que podem ser utilizados. Todos os ítens produzidos estão disponibilizados em uma página exclusiva no site oficial da entidade, em que você fica por dentro de tudo que acontece na 17ª CNS e ainda pode acessar, baixar e compartilhar artes, materiais e documentos referentes à Conferência. 

Confira o hotsite 17ª Conferência Nacional de Saúde http://conselho.saude.gov.br/17cns . 

Acesse os materiais: Materiais da 17ª Conferência Nacional de Saúde

✅ Acompanhe o CNS:

📺 https://www.youtube.com/@comunicacns

👍 fb.com/ConselhoNacionaldeSaude

🐦 twitter.com/comunicacns

💚 instagram.com/conselhonacionaldesaude.cns

💻 www.conselho.saude.gov.br

Elis Cordeiro

Assessoria de imprensa

61 99872-1367

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Cresce o número de pessoas com diabetes nas Américas

 Relatório da Organização Panamericana de Saúde (Opas), divulgado no final do ano, mostra que triplicou o número de pessoas com diabetes nos últimos 30 anos na América. Esse aumento está relacionado ao crescimento dos fatores de risco, entre os quais a obesidade, dietas pouco saudáveis e falta de atividade física.

“A doença vem crescendo não apenas entre os mais velhos, mas também entre os jovens”, alerta dr. Levimar Araújo, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes. “Até pouco tempo atrás, eram raros os jovens com diabetes tipo 2”, afirma.

De acordo com a Opas, dois terços dos adultos no continente estão com sobrepeso ou são obesos. Cerca de 40% não praticam atividade física. Entre os jovens, 30% estão acima do peso.

A Opas reafirma a necessidade de prevenção e promoção de um estilo de vida mais saudável entre a população. “O diagnóstico precoce e um controle da doença para prevenir complicações também são importantes”, explica dr. Levimar.

O diabetes tipo 1 não pode ser prevenido, pois é consequência de uma falha do pâncreas, que impede a produção de insulina. Porém, o diabetes tipo 2 é resultado de maus hábitos de vida, fazendo com que o organismo se torne resistente a esse hormônio, ou não o produza em quantidade suficiente. Por isso é muito importante manter uma dieta saudável, peso adequado e praticar atividade física.

No Brasil, de acordo com o Vigitel, existem cerca de 17 milhões de pessoas com diabetes. Entre as complicações da doença, quando não tratada, estão danos aos olhos e rins, além de aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC (acidente vascular cerebral), e amputações de membros inferiores.



Fonte: https://diabetes.org.br/cresce-o-numero-de-pessoas-com-diabetes-nas-americas/