sexta-feira, 27 de outubro de 2017

O Por Quê do Dia Mundial do Diabetes! Avanços e significado.

O Dia Mundial do Diabetes é celebrado todos os anos no dia 14 de novembro. Você sabe por que existe esta comemoração? O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde, em resposta ao crescimento alarmante do número de casos de diabetes no mundo (1) e tornou-se oficial em 2006 com a aprovação da Resolução 61/225 das Nações Unidas (2).

O dia 14 de novembro foi escolhido como o Dia Mundial do Diabetes porque esta data é o aniversário de Dr. Frederick Grant Banting, médico e cientista canadense que, juntamente com Charles Best foi responsável pela descoberta da insulina, um hormônio de importância fundamental na regulação dos níveis de açúcar (glicose) no sangue. Dr. Frederick Banting usou sua descoberta para tratar um menino de 14 anos com diagnóstico de diabetes do tipo 1(3). Em 1923, Dr. Frederick Banting e John James Rickard Macleod receberam o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta. Seu achado mudou para sempre o destino de milhões de vidas e aumentou as chances de sobrevivência das pessoas com diabetes (4).

O Dia Mundial do Diabetes faz a maior campanha mundial de sensibilização sobre o diabetes, atingindo audiência global de mais de 1 bilhão de pessoas, em mais de 160 países. Cada vez mais, a campanha chama à atenção para questões de grande impacto sobre o diabetes, e busca manter a doença no centro das atenções públicas e políticas (2). As atividades incluem programas para rastreamento do diabetes, campanhas de rádio e televisão, eventos esportivos, e entre outras.

A campanha tem o objetivo de alertar para o impacto do diabetes, aumentar a sensibilização sobre a doença, promover a prevenção e os cuidados de saúde que as pessoas com esta condição precisam para evitar as complicações, as quais podem ser devastadoras se o diabetes não for controlado. Outros objetivos incluem estimular políticas públicas que favoreçam a qualidade de vida das pessoas com diabetes, promovam o diagnóstico precoce e orientem sobre formas de tratamento. Assim, os governos, as organizações não governamentais (ONGs) e as empresas privadas são encorajados a promover consciência da doença, especialmente entre a população em geral (4).

A IDF desenvolve a campanha, que é liderada por milhares de voluntários e profissionais dedicados à melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem com o diabetes ou que estão expostas aos fatores de risco para desenvolvê-lo (4). A cada ano o Dia Mundial do Diabetes aborda um tema específico. Os principais temas dos últimos anos incluem a relação do diabetes com estilo de vida, os direitos humanos, os hábitos alimentares, a obesidade, e o diabetes entre crianças, adolescentes, pessoas carentes ou vulneráveis (4,5). O tema de 2014-2015 foi ‘Vida Saudável e Diabetes’ e o de 2016 foi ‘De olho no diabetes', cujo foco foi a importância da triagem precoce do diabetes (2).

O símbolo global do Dia Mundial do Diabetes é o círculo azul, lançado pela IDF em 2007. Ele significa a unidade da comunidade de todas as nações em resposta à epidemia do diabetes e funciona como estímulo para a união na luta por sensibilização e controle da doença. O logotipo está disponível para o download gratuito no site da IDF em mais de 60 idiomas. Por isto, a IDF estimula sua utilização nas campanhas, a fim de sensibilizar as pessoas sobre o problema.
Para realizar a campanha, a IDF sugere algumas maneiras de promover as discussões sobre o diabetes. Assim, monumentos e pontos turísticos são iluminados, eventos com gestores públicos são elaborados, atividades comunitárias como caminhadas, passeios de bicicleta, atividade escolares, formação de grandes círculos humanos e eventos com a presença de artistas e pessoas públicas chamam a atenção da população para o impacto mundial do diabetes.

O tema do Dia Mundial do Diabetes de 2017 é "Mulheres e Diabetes - Nosso Direito a um Futuro Saudável". Dados do Atlas do Diabetes 2015 (6) indicam que há uma pequena diferença de gênero no número global de pessoas com diabetes. Há 5,6 milhões de homens a mais do que mulheres com diabetes (215,2 milhões de homens para 199,5 milhões mulheres), mas estima-se que essa diferença se reduzirá (6). O total de mulheres com diabetes deve aumentar para 313 milhões até 2040. O papel de gênero e a dinâmica de poder entre homem e mulher influenciam a vulnerabilidade da mulher ao diabetes, afetam o acesso aos serviços de saúde e o comportamento de busca por saúde. Tudo isso aumenta o impacto do diabetes entre as mulheres. Mundialmente, o diabetes é a nona principal causa de morte em mulheres, causando 2,1 milhões de mortes por ano. Duas em cada cinco mulheres com diabetes estão em idade reprodutiva, representando mais de 60 milhões de mulheres em todo o mundo. Além disso, 1 em cada 7 nascimentos é afetado por diabetes gestacional (2).

As desigualdades socioeconômicas são fatores que interferem diretamente no manejo do diabetes e expõem as mulheres aos principais fatores de risco desta doença, incluindo má alimentação, inatividade física, tabagismo e alcoolismo. Além disso, o estigma e a discriminação enfrentados por pessoas com diabetes são especialmente acentuados para a mulher. 

Dada a relevância do tema e a importância do papel da mulher na sociedade, a campanha de 2017 promove a importância da igualdade de oportunidades para as mulheres com diabetes ou em risco de desenvolver a doença. O Dia Mundial do Diabetes tem confirmado ser internacionalmente eficaz na promoção de saúde e qualidade de vida. Portanto, todos nós devemos apoiar e participar das campanhas em prol da melhor qualidade de vida para as pessoas com diabetes, especialmente as mulheres, neste momento. Junte-se a nós, discuta sobre o tema, crie ou participe de campanhas em sua rua, na escola, no trabalho ou na sua cidade!




Referências
  1. World Health Organization (2017). World Diabetes Day 2017. 
  2. World Diabetes Day 2017, IDF, 2017. 
  3. Tan SY, Merchant J. Frederick Banting (1891–1941): Discoverer of insulin. Singapore medical journal 58(1), 2. 2017. 
  4. Villarroel D. World Diabetes Day 2016 Diabetes Voice 62 (4) 4-5. 2016. 
  5. Nasri H. On the occasion of the World Diabetes Day 2013; diabetes education and prevention; a nephrology point of view. J Renal Inj Prev 2(2) 31-2. 2013. 
  6. IDF Diabetes Atlas, 7th edition 2015.
Apoio oficial das ações no município de Cajazeiras: Laboratório Novo Nordisk



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu Tipo 1 e a bete agradecemos seu comentário!