Visão geral
Pré-diabetes significa que o nível de açúcar no sangue é maior que o normal, mas ainda não alto o suficiente para ser diagnosticado com diabetes tipo 2. Sem mudanças no estilo de vida, é muito provável que pessoas com pré-diabetes progridam para o diabetes tipo 2. Se você tem pré-diabetes, o dano a longo prazo – especialmente para o coração, vasos sanguíneos e rins – pode já estar começando.
Comer alimentos saudáveis, incorporar a atividade física em sua rotina diária e manter um peso saudável pode ajudar a elevar o nível de açúcar no sangue ao normal.
O pré-diabetes afeta adultos e crianças. As mesmas mudanças de estilo de vida que podem ajudar a prevenir a progressão do diabetes em adultos também podem ajudar a trazer de volta ao normal os níveis de açúcar no sangue das crianças.
Sintomas
O pré-diabetes geralmente não apresenta sinais ou sintomas.
Um possível sinal de que você pode estar em risco de diabetes tipo 2 é a pele escurecida em certas partes do corpo. Áreas afetadas podem incluir o pescoço, axilas, cotovelos, joelhos e juntas.
Sinais e sintomas clássicos que sugerem que você mudou de pré-diabetes para diabetes tipo 2 incluem:
- Aumento da sede
- Micção freqüente
- Fadiga
- Visão embaçada
Consulte o seu médico se estiver preocupado com diabetes ou se notar quaisquer sinais ou sintomas de diabetes tipo 2. Pergunte ao seu médico sobre a avaliação da glicemia se você tiver algum fator de risco para pré-diabetes.
Fatores de risco
Os mesmos fatores que aumentam o risco de desenvolver diabetes tipo 2 aumentam o risco de desenvolver pré-diabetes. Esses fatores incluem:
Peso – Estar acima do peso é um fator de risco primário para pré-diabetes. Quanto mais tecido adiposo você tem – especialmente dentro e entre os músculos e a pele ao redor do abdômen -, mais resistentes suas células se tornam à insulina.
Padrões alimentares – Comer carne vermelha, carne processada e beber bebidas adoçadas com açúcar está associado a um risco maior de pré-diabetes. Uma dieta rica em frutas, legumes, nozes, grãos integrais e azeite de oliva está associada a um menor risco de pré-diabetes.
Inatividade – Quanto menos ativo você for, maior o risco de pré-diabetes. A atividade física ajuda você a controlar seu peso, usa glicose como energia e torna suas células mais sensíveis à insulina.
Complicações
A consequência mais séria do pré-diabetes é a progressão para o diabetes tipo 2. Isso porque o diabetes tipo 2 pode levar a:
- Pressão alta
- Colesterol alto
- Doença cardíaca
- Acidente vascular encefálico
- Doença renal
- Cegueira
- Amputações
Procure o seu médico!
Referência:
https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/prediabetes/symptoms-causes/syc-20355278
Fonte: https://eueabete.com.br/pre-diabetes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Eu Tipo 1 e a bete agradecemos seu comentário!