sábado, 20 de fevereiro de 2016

Entrevista do Portal de Bem com a Vida!

Traga aqui uma entrevista publicada no portal de Bem com a vida pela Jornalista Vanessa Pirollo, uma amiga que também está na guerra defendendo os direitos das pessoas que convive com o diabetes em nosso País.
Espero que gostem da entrevista!

Ronaldo Rodrigues

De paciente à militante da causa do diabetes. Conheça a história de Antonio Rodrigues Sobrinho Filho

Ronaldo RodriguesImagine um jovem de 22 anos, de Cajazeiras, na Paraíba, com o diagnóstico de diabetes tipo I desde 2012, recebeu este ano o convite da prefeita para assumir o cargo de Coordenador do Programa de Educação, voltado para pessoas com diabetes, e conseguiu a sanção da Lei Municipal, que institui a obrigatoriedade de realização de teste de glicemia no ato de atendimento em casa de saúde, hospitais, UBS e clínicas de tratamento.
Então, estas são as conquistas de Antonio Rodrigues Sobrinho Filho, mais conhecido por Ronaldo Rodrigues, estudante de Pedagogia e Direito. Quem o vê hoje não sabe que chegou a ter uma glicemia acima de 600 mg/dl, quando foi encaminhado junto ao SAMU até o hospital da cidade e que passou por sérios problemas, como um mês sem sua visão. Conheça um pouco a história de vida deste jovem tímido e militante da causa.
Portal De Bem com a Vida: Como formou o Gada Grupo de Amigos Diabéticos em Ação?
O Gada surgiu pala falta de informação ao qual a minha família foi submetida, pois não sabia como cuidar e nem o que era o diabetes. Com auxílio da minha endocrinologista, comecei a pesquisar sobre a doença, que iria me acompanhar pelos meus próximos dias de vivência. Assim, surgiu a necessidade de me colocar à disposição de outros jovens a lutar por melhores condições e direitos da pessoa que convive com o diabetes.
Portal De Bem com a Vida: O que te motivou a formar o Grupo?
Os problemas ao qual enfrentei no meu tratamento, por ser de família humilde onde diversos direitos foram negados a exemplo da não entrega de fitas e do próprio aparelho de glicosímetro ao qual tive que mover ações junto ao Ministério Público. Além disso, as complicações que a pessoa com a condição sofre tendo um mau controle no tratamento e a falta de informação e políticas públicas, fazendo com que as pessoas tenham uma concepção de que o diabetes é uma doença besta, onde na verdade merece uma atenção em caráter especial pelos poderes públicos.
Portal De Bem com a Vida: Como é a atuação do Grupo?
Fundada em 30 de Maio de 2012, nossa entidade trabalha com a educação e conscientização da pessoa que apresenta problemas relacionados ao diabetes, tendo uma grande atuação no sertão paraibano. Situada em Cajazeiras, nós cuidamos de 15 municípios e conhecemos a realidade local das pessoas com a condição, criando e executando projetos voltados para a região. Somos uma entidade modelo na defesa da garantia dos direitos das pessoas com diabetes.
Portal De Bem com a Vida: Que conquistas já obteve, além da lei municipal e do convite da prefeita?
Grandes avanços tivemos como a realização do Dia Mundial do Diabetes em nossa localidade desde 2012, onde em parceria com entidades e apoiadores, realizamos diversas atividades, seções especiais nas câmaras municipais para debater sobre os problemas enfrentados pela pessoa com diabetes, a conquista de uma lei a nível estadual onde o podólogo passou a ser um dos profissionais a ser inserido nos hospitais do estado e clínicas conveniadas, além de duas em nível municipal, sendo uma municipalizando a assistência à pessoa com a condição e a criação da gerência da pessoa portadora de diabetes cuja sigla é SEMAPAD.  Nossos ciclos de palestras em educação em diabetes percorrem as comunidades e auxiliam as pessoas com diabetes. Eles são realizados pela nossa equipe de profissionais voluntários.
Portal De Bem com a Vida: Quais são os planos para o Grupo?
Da conquista de uma sede própria, à criação de um centro de referência de atendimento a pessoa com diabetes, além de novos projetos de leis, que garantam condições de um tratamento digno ao paciente com diabetes.
Portal De Bem com a Vida: Quando esteve em São Paulo, para o I Encontro de Jovens e Adultos com Diabetes, o que mudou na sua vida?
Oportunizou abrir novos espaços e conhecer a realidade de outras localidades, e se fortalecer para juntos lutarmos pelos mesmos ideais.  Novas portas se abriram na região para busca de apoios em projetos.
Portal De Bem com a Vida: Há algo que queira deixar como mensagem?
Que os nossos sonhos são a metade de uma realidade. Nossa luta às vezes se torna cansativa e desgastante, mais que nunca deixemos de batalha pele efetivação de nossos direitos, pois no amanhã teremos sempre a recompensa. É sempre bom ver o reflexo do nosso trabalho ao auxiliar ao próximo.

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu Tipo 1 e a bete agradecemos seu comentário!