sábado, 27 de fevereiro de 2016

II edição do Programa Nacional de Jovens e Adultos com Diabetes

    
          A Primeira edição do Encontro Nacional de Jovens e Adultos com Diabetes, onde tive a Honra de representar a Minha Paraiba e a querida cidade de Cajazeiras e em 2016 estarei presente novamente, Sob a coordenação da Jornalista Vanessa Pirollo também diabética Tipo I, o evento reuniu 27 representantes de Associação de todo o País e com o desligamento de alguns membros vem buscando novo representante atuantes para se juntar a causa. Republico mais uma matéria do blog convivência com o diabetes que informa sob os procedimentos de participação e espero quem sabe a nossa Paraíba e a região do Nordeste venha ganhar novos somadores nesta corrente em defesa de políticas publicas efetivas para a saúde da pessoa que convive com o diabetes.


Desde o ano passado, me tornei coordenadora do Programa Encontro Nacional de Jovens e Adultos com Diabetes, iniciativa realizada pela ADJ Diabetes Brasil. Representantes de 28 entidades foram capacitados em um encontro presencial e em nove virtuais. 

Os resultados de impacto foram muitos, entre eles: a lei municipal que institui a obrigatoriedade de realização de teste de glicemia no ato de atendimento em casa de saúde, hospitais, UBS e clínicas de tratamento, realizado pelo Grupo de Amigos Diabéticos em Ação, da Paraíba. A Lei Valentina, que consiste em realizar testes de glicemia capilar em crianças de zero a seis anos atendidas pelo posto de saúde, realizada pela ADJ de Birigui. Visando construir o empoderamento da pessoa com diabetes, para melhor conviver com a sua doença, foi criado o Projeto de educação em saúde, multiprofissional, que parceria com o Hospital Albert Sabin, em Atibaia. Ele tem a finalidade de atender, orientar e prestar informações aos pacientes.

Para conseguirmos ter uma comunicação mais estreita com o Governo Federal, agora haverá o II Encontro presencial, seguido de encontros virtuais para que possamos sensibilizar o Ministério da Saúde e os Governos Estaduais sobre 4 políticas públicas, que possam melhorar o tratamento da pessoa com diabetes no país.

Sabemos que o Governo cortou no ano passado o orçamento de R$578 milhões, o que já está refletindo na falta de medicamentos e de insumos em diversos municípios brasileiros, com estimativa de que este corte atinja 1,1 milhão de pessoas. Para população que tem diabetes, este dado resultará em mau controle da glicemia e consequentemente em complicações e em internações.

Para tentarmos reverter esta situação e, ao mesmo tempo, implantarmos políticas públicas para ajudar as pessoas com diabetes, abrimos vagas para representantes de associações de diabetes para que possam participar do processo seletivo. As associações precisam ter CNPJ e ter como missão ajudar pessoas com diabetes em seu tratamento.

Os interessados devem entrar em contato pelo email: vanessapirolo@animapress.com.br

Vamos participar desta semente e construir um futuro melhor? Assistam ao Vídeo do Encontro no ano passado!



Confira também o desdobramento do 1º ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS E ADULTOS COM DIABETES

http://www.convivenciacomdiabetes.com.br/2016/02/programa-nacional-de-jovens-e-adultos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu Tipo 1 e a bete agradecemos seu comentário!