terça-feira, 9 de julho de 2019

SEIS LIÇÕES APÓS SEIS ANOS COM DIABETES TIPO 1.

1 – TER DIABETES É DIZER ADEUS A ALGUMAS COISAS E NÃO OLHAR PARA TRÁS

Este é um exemplo bobo, mas me ouça. Antes de ser diagnosticada, amava leite. Vivia em um mundo em que todos os anúncios que diziam “Beba leite!” ostentavam meu rosto. Mas quando o diabetes se instalou, a minha paixão por produtos lácteos acabou, pois aumentava muito minha glicose quando bebia leite no café da manhã. Coisas estranhas podem entristecê-lo com DT1, e cortar o leite foi uma delas. Mas, assim como um mau rompimento, depois de algum tempo chorando, mudei para um novo namorado do café da manhã: leite de amêndoa. E adivinha? Eu amo leite de amêndoa. Mais do que eu amei sua contraparte da vaca. E eu nunca teria encontrado sem diabetes. Diabetes muda muito na vida de uma pessoa, e pode ser chocante ajustar sua rotina. Mas se você estiver disposto a tentar coisas novas, é provável que encontre algo ainda melhor.

2 – DIABETES É UM AUMENTO DE VELOCIDADE, NÃO UM SINAL DE PARADA

Há muita linguagem em torno do diabetes que implica limites rígidos e incorretos. “Nós não podemos comer açúcar”. “Nós nunca vamos ser capazes de fazer alguma coisa”. Esta linguagem está errada. Quando fui diagnosticada pela primeira vez, mal sabia o que era diabetes e fiquei apavorada com o fato de meus sonhos terem sido interrompidos. Seis anos depois, o diabetes tipo 1 (DM1) nunca me impediu de fazer qualquer coisa que eu quisesse: na verdade, reforçou minha decisão de fazê-lo. Eu adoro participar de grandes caminhadas – eu caminhei a Half Dome em Yosemite alguns verões atrás, e eu vou estar caminhando no Grand Canyon no final deste ano. Olhe para a juíza da Suprema Corte de Justiça Sonia Sotomayor, ou celebridades como Nick Jonas, ou o esquiador olímpico Kris Freeman – todos eles têm o tipo 1 e todos têm realizações notáveis. O diabetes pode tornar as metas mais complicadas, mas tudo o que faz é nos tornar melhores planejadores e mais aventureiros conscientes.

3 – VIVA A CADA MOMENTO – BOM E RUIM

Eu tive uma hipoglicemia recente. Estava indo de carro para tomar um drinque com os amigos, e me senti totalmente horrível quando meu açúcar no sangue despencou. Chorei frustrada e isso foi terapêutico. Quando meus níveis subiram, entrei e me diverti com os amigos, e também me senti bem. Foi turbulento sair de uma baixa de glicose e choro para terminar em uma noite normal com os amigos. Mas se você se repreender toda vez que seu nível de açúcar no sangue estiver fora da linha, você terá muito pouco tempo para ser feliz. Quando você convive com o DM1, as coisas mudam muito rapidamente em sua vida. É importante reconhecer quando você está se sentindo mal, mas também é importante aprender e seguir em frente.
Resultado de imagem para diabetes

4 – OUÇA SEU CORPO

O tipo 1 é matemática, mas também é muito intuição: viver com sucesso significa combinar os dois. Em termos de matemática, a pizza é difícil de comer. A gordura, a proteína, os carboidratos … não é incomum uma fatia bagunçar minha glicemia por horas depois de comer. E, no entanto, um dia, um pressentimento me disse que meu corpo queria pizza e que tudo ficaria bem. Três horas depois, meu nível de açúcar no sangue ainda não tinha ultrapassado os 100. Não sei dizer que mágica aconteceu naquele dia, mas foi um lembrete importante de que, independentemente de estarmos dosando, comendo ou fazendo exercícios, nosso Monitor de Glicose Contínuo (CGM) ) e nossa insulina são ferramentas que funcionam em conjunto com outra ferramenta importante: conhecer e ouvir nossos corpos. Às vezes isso significa que podemos comer aquela fatia de pizza, e às vezes isso significa que precisamos deixar de comer o bolo de aniversário no trabalho.

5 – ORGULHAR-SE DE VIVER COM O DIABETES PODE AJUDAR A TORNÁ-LO MENOS ISOLADO

Quando fiz a transição para usar um CGM em meu braço, tive uma incrível consequência não intencional: comecei a conhecer outros DM1s no meu dia-a-dia. Eu visitei uma pequena cidade de montanha no outono passado, usando meu CGM no meu braço pela primeira vez, e entrei em uma loja de velas. Enquanto olhava pelas prateleiras, a mulher que trabalhava no balcão perguntou: “Ah, é o G6? Você é do tipo 1? ” No meu sim, ela ligou para o marido de onde ele estava fazendo velas, que também era do tipo 1, e tivemos uma conversa maravilhosa. Da mesma forma, eu costumava ficar nervosa ao sentar na mesa principal da conferência durante as reuniões no trabalho, preocupado que todos olhassem se eu aplicasse uma injeção. Mas quando eu comecei a injetar abertamente, e as pessoas começaram a perguntar, fui capaz de educar mais a elas sobre o que significa viver com essa doença, e meus colegas de trabalho começaram a me entender mais.

6 – SEJA SUA MAIOR PRIORIDADE.

O DT1 afeta todas as partes da sua vida. De instrutores de treino gritando com a gente para empurrar com mais força (quando realmente o nosso açúcar no sangue está caindo), a pessoas que pensam que você é rude por olhar para o seu telefone durante uma reunião (quando você está realmente apenas de olho nos seus níveis de glicose), você tem que ser a pessoa número um cuidando de si mesma em um mundo que, em grande parte, não entende o DT1. Sua principal prioridade deve ser garantir que sua saúde física, mental e emocional estejam em bons lugares. O exercício pode ser difícil para o T1, mas você precisa fazer isso. Ouvir alguém mal informado fazer uma piada de diabetes o deixa desconfortável? Fale por si e pela sua comunidade. E quando você puder, reserve um tempo para você mesmo. Eu faço meu diaversário no trabalho todos os anos, e uso esse dia para refletir. Estou tirando esse dia enquanto escrevo esse texto. 6 anos com o tipo 1 tem sido uma jornada longa e difícil. Mas, embora eu definitivamente preferisse ter um pâncreas ativo, valorizo ​​profundamente a força, a determinação e a disciplina que ganhei nesses seis anos, e é difícil dizer que eu trocaria isso por qualquer outra coisa.
TCOYD: Tomando o controle do seu diabetes – Sabemos que viver com diabetes tipo 1 e tipo 2 não é um piquenique e, sejamos honestos, em alguns dias é muito difícil. A missão da TCOYD é centrada em EDUCAR, EMPODERAR, INSPIRAR E MOTIVAR pessoas como VOCÊ. E se você tem diabetes tipo 1, tipo 2 ou conhece alguém que tem, você deve passar o dia conosco. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu Tipo 1 e a bete agradecemos seu comentário!